sábado, 6 de setembro de 2008

Perfil







Olá colegas!

Sou bibliotecária formada desde 2004, pela Universidade Federal do Rio Grande.

Me encantei com minha profissão desde o primeiro ano do curso de Biblioteconomia, fiz vários estágios no decorrer do curso, aprendi muito e consegui ser aceita em algumas instituições. Minha primeira seleção ocorreu na Universidade Regional Integrada - Campus de Frederico Westphalen; onde trabalhei durante um ano e quatro meses. Durante este período o acervo, a estrutura física e o mobiliario foi planejado segundo a necessidade dos usuários, participei ativamente da organização do novo prédio em que foi instalada a biblioteca.

Em 2005 mudei para Santa Maria, para assumir a coordenação da Biblioteca Escolar no Colégio Franciscano Sant'anna, de primeiro e segundo grau. Lá foi feito a catalogação e a indexação das obras, assim como a criação de um sistema de gerenciamento bibliográfico.

Em agosto de 2006 mudei para Gramado, aprovada no concurso para bibliotecário assumi a direção da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins, com um acervo de 13.000 obras, 40.290 exemplares. Mais do que trabalhar com processamento técnico o foco era o usuário, na utilização do acervo local ou na disponibilização imediata das obras para o empréstimo domiciliar, com o serviço de acesso a INTERNET a biblioteca teve um aumento significativo de público , o que demonstra que devemos estar abertos a toda ferramenta que possa ser via de acesso a informação.

Estou morando na cidade de Feliz desde de 1º de agosto de 2008, estou trabalhando no Colégio Técnico Federal de Feliz, uma nova fase na vida profissional, mas o grande barato e saber que aprendi muito nas instituições por onde passei, pois na URI de FW o foco era a biblioteca universitária, no Colégio Franciscano Sant'anna a biblioteca escolar, em Gramado a biblioteca pública onde acredito ter realizado um bom trabalho porque sempre tive muita preocupação com meus usuários e com minha profissão.

Hoje meus objetivos estão voltados para a pós-graduação, pois sei que apesar dos avanços e das facilidades que muitas instituiçõe oferecem a seus usuários a inclusão na sociedade da informação ainda é uma metáfora. Muitos de nossos estudantes não sabem nem sequer ligar um computador, que dirá utilizar as ferramentas de busca, temos a responsabilidades de estudar e procurar formas de minimizar o impacto que as tecnologias existentes causam a estas pessoas e demonstrar que é possível sim socializarmos o conhecimento e as ferramentas existentes.
Quanto a família, minha prole é grande, tenho 4 filhos e dois netos que são tudo de bom, hoje são minha motivação, minha inspiração. Adoro ler, principalmente obras que tratam de culturas diferentes ou abordem fatos históricos.

Um comentário:

Denise Pazetto disse...

Olá Suzi! tudo bem! Gostei muito do laeiaute do seu blog e do cabeçalho. Grande abraço e tudo do melhor para vc! Denise Pazetto.