segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Referências Bibliográficas

Os artigos selecionados que abordam "competência informacional" Vitorino (2005) e Rocha, Araujo(2007) tratam da formação profissional do bibliotecário e Silva (2005) fala sobre inclusão digital e educação para aquisição de competências. Espero que contribuam com nosso grupo de estudo.




VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional do profissional da informação bibliotecário: construção social da realidade.
Revista Eletronica de Biblioteconomia e Ciência da Informação , Florianópolis, n,24, p.59-71, 2 sem. 2007. Disponívelm em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewPDFInterstitial/422/410. Acesso em: 12/09/2008.

ROCHA, Maria Meriane Vieira; ARAUJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e atuação do profissional da informação; bibliotecário. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/bogliolo/downloads/SILVA%20et%20al%20Inclusao%20digital%20e%20educacao%20para%20a%20competencia%20informacional.pdf.
Acesso em: 12/09/2008.


domingo, 7 de setembro de 2008

Bibliotecas Escolares - São Bernado do Campo


O projeto Bibliotecas Interativas desenvolvida pela Secretaria de Educação de São Bernado do Campo - SP, e que estão sendo disponibilizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), é o sonho de todo o bibliotecário.

Estes centros de informação tem muitos dos recursos materiais e estruturais que fazem da biblioteca escolar um atrativo para crianças que estão se iniciando no mundo da leitura, quer seja para aprimorar conhecimentos ou por lazer.

Quem dera nossas bibliotecas tivessem esse olhar cuidadoso por parte dos gestores públicos, quem dera nossas crianças tivessem a oportunidade de crescer e se educar dentro de ambientes planejados para elas... mas quem sabe essa iniciativa seja referência para outros municípios, porque bons exemplos merecem serem copiados e este com certeza é um deles.
Para quem quiser mais informações a respeito fica os links de acesso.

Acessibilidade

Trabalhar com informação não é uma tarefa das mais fáceis, principalmente com advento da internet, onde tudo acontece e muda rapidamente. Para isso precisamos estar sempre abertos as novas tecnologias e as mudanças que se inserem em nosso cotidiano.
O serviço de referência nos centros de informações nos permite ter acesso a vários perfis de usuário, universitários, cidadãos, estudantes, especialistas. Mas é na Biblioteca Escolar onde começamos a formar indivíduos capazes de utilizar os recursos que uma biblioteca pode oferecer.
Nosso grupo de pesquisa tem como uma das abordagens a acessibilidade, trata deste tema não só levando em conta a inclusão digital, mas também os direitos dos portadores de necessidades especiais. Teófilo Alves Galvão Filho pesquisa e participa de iniciativas que buscam alternativas para inserir esta parcela de cidadão no cotidiano brasileiro, para quem esta interessado nesta linha de pesquisa, neste endereço eletronico é possível ter acesso ao artigo em que ele trata das novas tecnologias e a inclusão dos portadores de necessidade especial http://infoesp.vilabol.uol.com.br/.
O autor disponibiliza na Web uma home page http://www.galvaofilho.net/ onde apresenta sua qualificação e produção cientifica.
Vale a pena ler seus artigos.










sábado, 6 de setembro de 2008

Perfil







Olá colegas!

Sou bibliotecária formada desde 2004, pela Universidade Federal do Rio Grande.

Me encantei com minha profissão desde o primeiro ano do curso de Biblioteconomia, fiz vários estágios no decorrer do curso, aprendi muito e consegui ser aceita em algumas instituições. Minha primeira seleção ocorreu na Universidade Regional Integrada - Campus de Frederico Westphalen; onde trabalhei durante um ano e quatro meses. Durante este período o acervo, a estrutura física e o mobiliario foi planejado segundo a necessidade dos usuários, participei ativamente da organização do novo prédio em que foi instalada a biblioteca.

Em 2005 mudei para Santa Maria, para assumir a coordenação da Biblioteca Escolar no Colégio Franciscano Sant'anna, de primeiro e segundo grau. Lá foi feito a catalogação e a indexação das obras, assim como a criação de um sistema de gerenciamento bibliográfico.

Em agosto de 2006 mudei para Gramado, aprovada no concurso para bibliotecário assumi a direção da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins, com um acervo de 13.000 obras, 40.290 exemplares. Mais do que trabalhar com processamento técnico o foco era o usuário, na utilização do acervo local ou na disponibilização imediata das obras para o empréstimo domiciliar, com o serviço de acesso a INTERNET a biblioteca teve um aumento significativo de público , o que demonstra que devemos estar abertos a toda ferramenta que possa ser via de acesso a informação.

Estou morando na cidade de Feliz desde de 1º de agosto de 2008, estou trabalhando no Colégio Técnico Federal de Feliz, uma nova fase na vida profissional, mas o grande barato e saber que aprendi muito nas instituições por onde passei, pois na URI de FW o foco era a biblioteca universitária, no Colégio Franciscano Sant'anna a biblioteca escolar, em Gramado a biblioteca pública onde acredito ter realizado um bom trabalho porque sempre tive muita preocupação com meus usuários e com minha profissão.

Hoje meus objetivos estão voltados para a pós-graduação, pois sei que apesar dos avanços e das facilidades que muitas instituiçõe oferecem a seus usuários a inclusão na sociedade da informação ainda é uma metáfora. Muitos de nossos estudantes não sabem nem sequer ligar um computador, que dirá utilizar as ferramentas de busca, temos a responsabilidades de estudar e procurar formas de minimizar o impacto que as tecnologias existentes causam a estas pessoas e demonstrar que é possível sim socializarmos o conhecimento e as ferramentas existentes.
Quanto a família, minha prole é grande, tenho 4 filhos e dois netos que são tudo de bom, hoje são minha motivação, minha inspiração. Adoro ler, principalmente obras que tratam de culturas diferentes ou abordem fatos históricos.